quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caros Colegas,
Gostaria de partilhar convosco uma pequena entrevista ao Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa sobre a Reabilitação Urbana como forma de recuperação económica do país.
Será que as alterações propostas este ano serão suficientes? Penso que como afirma o professor é preciso uma regeneração urbana, é urgente dar um sinal aos particulares privados, ao Estado e à Banca. É preciso também mudar a forma de pensar, a forma como pensamos constantemente na situação de "casa própria" sendo que essa ideia deveria ser substituída pela ideia de arrendamento. Contudo, para tal acontecer é imperativo que esta ideia de arrendamento se torne credível com a nova lei do arrendamento.
O que concluo é que a facilidade com que acede ao crédito para pagamento de casa própria terá sido uma das grandes formas de endividamento dos particulares que hoje se deparam com enormes dificuldades em pagar essas mesmas prestações.


Lara Aquino , nº21518

http://vimeo.com/44868474

1 comentário:

  1. Concordo com um aspecto e discordo parcialmente de outro. Acho que futuramente (e até mesmo no presente), as pessoas têm que se cingir cada vez mais ao arrendamente, visto que os empréstimos são cada vez de mais dificil aprovação nos dias de hoje devido a toda a esta conjuntura económica que o nosso país atravessa.
    Isto devido ao facto de hoje o cidadão poder ter toda a sua vida equilibrada e amanha serem-lhe feitos "cortes" que ponham em causa todo este equílibrio. E aqui, entro na parte em que discordo na última parte da publicação. Será que as pessoas fizeram demasiados créditos que não podem pagar? ou será que tinham as suas vidas organizadas, com um emprego e ordenado fixo e de repente foram "albarroados" com cortes e impostos adicionais que o Estado ou as entidades responsabilizadoras de tal feito fizeram? Nesta última situação deixaram as pessoas que podiam pagar os empréstimos que pediam, para comprar as suas próprias casas, numa situação em que deixaram de ter esses rendimentos (que supostamnete eram garantidos para sempre)para pagar o crédito.
    Outra situação que julgo que vai na cabeça das pessoas quando compram a casa, mesmo através de empréstimo é: "Se eu pago 800 ou 900€ mensalmente para arrendar uma casa, não é preferível pagar essa "renda" ao banco, até talvez mais baixa, depende do valor da casa, e no fim a casa ser minha?"
    Deixo aqui a questão.

    Ana Laura Dias, nº 21438

    ResponderEliminar